quinta-feira, 31 de maio de 2012

SEMUS REALIZA CAMINHADA DO DIA MUNDIAL DE COMBATE AO FUMO!



Na manhã deste 31 de maio, Dia Mundial de Combate ao Fumo, a Secretaria Municipal de Saúde e a secretaria de  Assistência Social, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, estiveram desenvolvendo atividades de conscientização e prevenção do tabagismo.

Este evento foi aberto a toda a comunidade e teve principalmente o envolvimento dos alunos das escolas municipais e estaduais, do ensino fundamental e médio.

Um apoio intenso foi dado através da Policia Militar local através do PROERD que tem dado um apoio intenso na luta e no combate ao tabagismo.

De acordo com setor de Atenção de Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em Coelho Neto, as ações que desenvolvidas na manhã de hoje tiveram o apoio do Instituto Nacional do Câncer, com material distribuído pela Fundação Nacional do Câncer, que este ano direcionou sua campanha para as mulheres, sob o tema ‘Mulher, você merece algo melhor que o cigarro’, e um alerta que diz que “quem não fuma, mas respira a fumaça de produtos derivados do tabaco, corre o risco de ter câncer de pulmão, infarto e outras doenças” além do apoio da Policia Militar e das secretárias de educação e Assistência Social.


O Centro de Atenção Psicossocial (Caps I) Salomão, através do Setor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Coelho Neto e fomentado pelo Ministério da Saúde, está desencadeando no município um programa antitabagismo, que tem como objetivo ajudar àqueles que desejam deixar o vício do fumo (deixar de fumar), e brevemente será realizado no CAPS AD.

Malefícios do fumo

Os malefícios do tabaco são provenientes, em grande parte, das minúsculas partículas de alcatrão nele incluídas. O cigarro contém substâncias cancerígenas e co/cancerígenas, portanto causadoras de câncer. A fumaça do cigarro é composta ainda de 2% a 6% de monóxido de carbono, um gás tóxico que dificulta o transporte e utilização do oxigênio. Esses compostos também alteram o funcionamento dos microscópicos cílios do sistema respiratório. Como esses cílios têm a função de limpar as vias respiratórias e livrar os pulmões de partículas indesejáveis, tais como bactérias e compostos químicos nocivos, o fumante também é mais propenso a adoecer de doenças respiratórias.

Metade dos seis tipos de câncer que mais matam no Brasil tem o cigarro como fator de risco. O fumo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão, causador de 12 mil mortes por ano no país. No pulmão, além de câncer, o uso do cigarro promove várias outras doenças graves. O enfisema e a bronquite, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, são doenças graves causadas, na grande maioria das vezes, pelo hábito de fumar. Além disso, o cigarro está relacionado à causa de tumores malignos em vários outros órgãos como: a boca, laringe, pâncreas, rins e bexiga.

 

Das mortes causadas pelo fumo 25% são decorrentes de doenças coronarianas, como infarto do coração. Os fumantes correm quase o dobro do risco dos não fumantes de sofrer um infarto do miocárdio ou morte por doenças coronarianas. O cigarro causa lesões nos vasos sanguíneos de todo o corpo, propicia acidentes vasculares cerebrais, mais conhecidos como “derrames”, e aumenta a concentração de LDL (colesterol “mau”) e diminui a concentração de HDL (colesterol “bom”) no sangue.

 

O fumante passivo é aquele que não fuma, porém respira a fumaça do cigarro de outras pessoas. As crianças são as maiores vítimas do fumo passivo. Os filhos de mães que fumaram durante a gravidez tendem a nascer com peso e altura inferiores aos filhos de mães não fumantes. A criança que convive com fumantes, está mais sujeita a se tornar um fumante e a fumar mais precocemente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário